Napoleão Bonaparte, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Sócrates, Steve Jobs, Jorge Paulo Lemann, Ayrton Senna, Bernardinho… Esses são alguns exemplos de pessoas que são ou que foram líderes, cada um em sua área de atuação.
Liderar está relacionada com personalidade e visão – definir metas, planejar a estratégia, criar as ferramentas, apontar a direção, orientar e mobilizar seguidores. Liderança envolve inspirar pessoas, evocando o melhor de cada um para atingir um objetivo.
Chefe X Líder, isso é apenas semântica, diferente do que muitos pensam, nas empresas, o exercício da liderança pouco tem a ver com o cargo. Há muitos casos de pessoas que não têm o cargo, mas que exercem a liderança pelo conhecimento, pela influência, e, assim, exercem algum tipo de poder sobre os outros. Lembro-me, enquanto gerente, de situações em que tinha mais poder (influência) do que muitos diretores. Outras vezes, já como diretor, outras pessoas com cargos menores, em algumas situações, tinham mais liderança que eu. De uma simples reunião à condução de um projeto, liderança tem a ver com autoridade sobre determinada situação.
Os gestores estão em um papel de liderança porque podem influenciar o comportamento de uma equipe de trabalho, mas apenas o fato de “estar líder” não significa que sejam eficientes nesse papel. Em geral, há dois tipos de líderes em uma organização: formais e não formais. A liderança formal é aquela exercida por uma pessoa nomeada, contratada, indicada ou eleita para o cargo. Já a liderança informal é exercida, naturalmente, por pessoas que conseguem influenciar outros por suas habilidades especiais e recursos.
Características para ser um líder de sucesso. Comandar ou dar orientações? Centralizar ou motivar? Mandar ou inspirar? Algumas características são fundamentais para exercer a liderança. Saiba o que fazer para conquistá-la, veja aqui alguns pontos que abordo no meu livro: O inédito viável na Gestão de Pessoas; reflexões e filosofia prática sobre liderança.
Seja um bom exemplo
Deixe que suas atitudes falem mais alto que suas palavras. Caso contrário, não conseguirá exigir das pessoas aquilo que você mesmo não faz.
Tenha coragem
Líderes de sucesso são corajosos e isso não significa ausência de medo, mas aprender a reconhecer seus medos, enfrentar a realidade de cada situação e escolher a melhor maneira de agir para que os objetivos sejam alcançados.
Seja humilde
Tenha humildade para reconhecer seus erros, fracassos e pontos fracos. Peça desculpas se errou e aceite ajuda dos que estão dispostos a contribuir.
Valorize as críticas
Escute as pessoas que discordam de você e que possuem opiniões diferentes. Tente entender os seus pontos de vista e identifique o que você pode fazer para melhorar.
Reflita
Autoconhecimento é fundamental no processo de liderar outras pessoas. Dedique-se alguns minutos do seu dia para refletir sobre a maneira que tem liderado.
Multiplique boas lideranças
É fundamental para um bom líder saber identificar e estimular outras lideranças dentro da organização, garantindo a continuidade do trabalho e perpetuidade do negócio.
Outros textos sugeridos:
http://oineditoviavel.com.br/blog/ler/20