Liderança Dual Zone. Que raios seria isso. Bom, vou contar uma história que começa quando eu adquiro um carro que vinha com ar-condicionado Dual Zone. Sinceramente, nunca fui muito apreciador de tecnologia, então não sabia da existência de mais essa, mas usando o carro com esse sistema eu pude observar que de fato quando você tem um ar-condicionado que pode ser regulado para obter de um lado do carro uma temperatura e do outro, temperatura diferente, o ambiente fica muito mais tranquilo.
Afinal de contas, homens e mulheres, sentem de forma diferente a temperatura. Há que se lembrar qualquer reunião da sua empresa, quem é que reclama quando está frio na sala. Já viveu uma situação assim, no carro, no escritório, num teatro num cinema?, Pois bem, existe explicação fisiológica, pêlos, gordura corporal, hormônios, etc, influenciam na sensação térmica.
E o que isso tem a ver então com uma liderança?
A liderança Dual Zone é aquela onde você aplica determinadas características para o gerenciamento de uma situação e determinadas outras características, muitas vezes até opostas, para determinadas outras situações.
“Ah, isso é simples. Tudo mundo faz”.
Será mesmo? Será mesmo que seu estilo de liderança é mutável? Ele é flexível? Ele é Dual Zone?
Ou você trata todos os problemas com a mesma solução? Cada vez que muda de ambiente, leva o mesmo time de sempre.
Existe então a panaceia, podemos aplicar o mesmo estilo gerencial para qualquer cenário?
Vamos avaliar.
O cenário onde o clima está ruim, o que prevalece é a desunião, pessoas que não trabalham num propósito comum, talvez os resultados corroborem com o clima e também estejam péssimos. Que tipo de líder precisaríamos? Um líder harmonizador poderia ajudar?.
Como nos mostrou Pitágoras, em 500 a.C., a harmonia entre a matemática e a música é o que traz a beleza; tudo que é harmônico é belo.
E se estamos num ambiente totalmente harmonizado, onde as pessoas se entendem, se conhecem, tem muito companheirismo, - e talvez falta de críticas, porque afinal de contas são todos muito amigos -.
Então que tipo de líder precisaríamos ter? Talvez um líder questionador? Afinal de contas num ambiente muito harmônico podemos achar que o jogo esta ganho, mas é sempre bom estar alerta: a crítica provoca e nos dá visões diferentes, nos prepara para o mundo competitivo.
“Discordância construtiva e cortês produz criatividade, progresso e produtividade” disse Paul J. Meyer
Harmonizador e Questionador,
Segundo a teoria dos tipos psicológicos de Carl Jung, Harmonizador e Questionador estão em lados opostos. O harmonizador está para aquele que toma decisões, com base em valores, sentimentos, pessoas, que customiza soluções individuais, faz exceções e concessões.
O questionador está para aquele que toma decisões com base na lógica dos fatos, na objetividade, com base na justiça – aquele que não customiza soluções, que diz a lei é essa e ela vale a todos, sem exceção.
E como é que você vai conseguir então perceber e poder usar os dois estilos de liderança, um para cada situação?
É mais ou menos como pensar entre um estilo general e um estilo messiânico, ou numa similaridade entre o Capitão Nascimento, aquele personagem do filme, e um monge tibetano.
Conheci pessoalmente dois ex-capitães do BOPE que foram a referencia para a criação do personagem Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite. Também estive no Butão e Nepal, e conheci monges tibetanos, lideres espirituais, e posso dizer que, logicamente, eles não tem nada em comum, são dois estilos de liderança completamente diferentes, mas que servem para os fins a que se propõe. A empresa não é um batalhão e nem um templo, mas, às vezes parece ou poderia ser um ou outro.
E como você vai conseguir trabalhar uma liderança Dual Zone?
A partir do momento que você adquire autoconhecimento, quando você passa a se conhecer profundamente, reconhece onde estão os seus gaps e as suas forças, a partir daí é muito mais fácil perceber os outros. Passa a ser mais tranquilo exercer um papel, que talvez não seja o seu por essência, não seja a sua onda, a sua praia, mas conseguirá transitar por ele porque o momento e o ambiente assim necessitam.
Liderança Dual Zone. Para cada lado uma temperatura, para cada lado uma característica, andando no mesmo carro, indo para o mesmo destino, caminhando juntos, porém, em graduações diferentes. Lidere a si, para liderar os outros e juntos liderar o negócio, essa é a minha reflexão, sobre liderança a partir da tecnologia do ar condicionado do meu carro...