Blog do Inédito

A árdua tarefa de recomeçar: quer mudar de carreira ou profissão?
08/Jan/16autor: Emerson Dias
A árdua tarefa de recomeçar: quer mudar de carreira ou profissão?

Mudar nunca é fácil. Quando a mudança envolve carreira o grau de dificuldade pode ser ainda mais alto. Iniciar uma nova trajetória profissional pode ser o caminho indicado para muitas pessoas que não encontram satisfação e sucesso naquilo que fazem, no entanto, não é uma decisão que pode ser tomada de um dia para o outro. Para o coach Emerson Weslei Dias, é importante refletir sobre alguns pontos obrigatórios antes de seguir em frente.

A primeira coisa que deve ser feita, segundo o especialista, é buscar entender o motivo da mudança. “Ter isso bem claro é muito importante, pois ajuda a montar um planejamento para a transição. Uma mudança não pode acontecer só porque “encheu o saco”, é preciso investigar se não é apenas uma fase ruim na carreira atual, ou ainda um mau relacionamento com as pessoas e com a organização onde se está”, ressalta. Em alguns casos a insatisfação está muito mais ligada ao desenvolvimento da carreira que da atividade desempenhada.

De acordo com o coach, mudar de rumo profissional é como mudar de casa: você primeiro precisa conhecer o novo lar, saber como é, como se sente nele, como é o bairro, a vizinhança... “Mudanças sem rumo não tem muita garantia de sucesso. Quando você estrutura a mudança, tem chances de ir avaliando ao longo do tempo se é lá mesmo que você quer estar”, afirma. Por isso, antes de começar a mudança é recomendado estudar o mercado e analisar as possibilidades reais que a área para onde você pensa em ir oferece. Outra sugestão é conversar com outros profissionais e conhecer a rotina da área em que deseja atuar.

Fazer cursos de atualização, se matricular em um MBA, aprender um novo idioma... “Investir em novos conhecimentos é uma ótima estratégia para desenvolver as habilidades necessárias para a nova carreira”, recomenda Emerson. Além de adquirir conhecimento, também é possível construir uma rede de contatos, o que é fundamental nesse momento.

Também é importante destacar que, durante a mudança, haverá um período de adaptação e é preciso estar preparado emocional e financeiramente. Vale lembrar que, ao mudar de carreira, é muito provável que você volte a ser um profissional júnior, com um cargo inferior e um salário menor. A recomendação é fazer uma reserva financeira por dois ou três anos, para que seja possível enfrentar a fase de transição com mais tranquilidade. Além disso, não hesite em procurar ajuda caso sinta necessidade. “A incerteza sobre quanto tempo pode demorar para ter novamente uma estabilidade e um bom rendimento pode demandar muita energia física e mental. O apoio de um médico ou psicólogo pode ser útil nesse momento”, sugere Dias.

Coaching de carreira

Busque por profissionais capacitados que possam auxiliá-lo nesse processo. O coaching de carreira é uma opção muito recomendada, pois pode ajudá-lo a identificar suas necessidades, objetivos, sonhos, habilidades, pontos positivos e os pontos para melhorar. Dessa forma, é possível ter uma visão mais abrangente de sua vida profissional, possibilitando que você encontre profissões adequadas às suas competências e que desenvolva uma atividade prazerosa, que lhe proporcione rentabilidade e satisfação.

Dicas para a transição profissional

Tire férias ou alguns dias de descanso para ter certeza de que a insatisfação não é apenas cansaço.

Liste seus hobbies e algumas carreiras que mais lhe agradam

Converse com pessoas que já atuam na nova área pretendida e pesquise para saber das reais condições de trabalho.

Leia histórias inspiradoras de pessoas que mudaram de vida.

Não haja com impulso. Caso esteja certo da decisão, faça um planejamento.

Não pense na idade como um fator limitante. Nunca é tarde para mudar.

Boa sorte!

Veja entrevistas do Coach Emerson Weslei Dias sobre o tema

Como mudar de carreira:

https://www.youtube.com/watch?v=-nO6P6WgzWU

Como ser feliz no trabalho:

https://www.youtube.com/watch?v=QpHxSBF9Bsk

Eu fui estagiário, conselhos:

https://www.youtube.com/watch?v=Gdw1t-iTNkI

Como elaborar um Currículum:

https://www.youtube.com/watch?v=IXNZdHaNLz4

De executivo a empreendedor:

https://www.youtube.com/watch?v=e3BfLMBdQDU

Últimas Postagens

  • test
    26 de agosto é celebrado o Dia da Declaração dos Direitos do Homem (ser humano) e do Cidadão (cidadania)

    Nesta data se comemora a aprovação, em 1789, do documento que representa um marco para a democracia tal como a conhecemos hoje. No período inicial da Revoluç

    Leia Mais...
  • test
    O que é uma liderança transformacional?

    A liderança transformacional ocorre quando uma ou mais pessoas se envolvem com os outros de tal forma que líderes e seguidores se elevem uns aos outros para níveis mais altos d

    Leia Mais...
  • test
    A ética e o auxílio emergencial

    “A ética é um valor fundamental, que deve ser cultivado não apenas nas decisões da instituição, mas também dos seus colaboradores.”

    Leia Mais...
  • test
    Eu sinto na pele em que habito

    No dia 13 de agosto de 2020, promovemos na 

    Leia Mais...
  • test
    Dicas para o seu home office em tempos de Coronavírus

    Quais são as dicas básicas para fazer uma temporada de home office nestes tempos da crise do COVID19? Eu e meu parceiro David Kallás escrevemos um texto sobre isso para

    Leia Mais...