Uma graciosa e jovem camponesa, que acabara de coletar o leite das vacas, voltava do campo com um balde cheio, quase a transbordar, equilibrando-o com grande perícia e elegância à sua cabeça, enquanto caminhava, feliz da vida, dentro de sua cabeça os pensamentos não paravam de chegar.
Consigo mesma, alheia a tudo, planejava as atividades e os eventos que imaginava como certos para os dias vindouros.
“Este bom e rico leite,” ela pensava, “me dará um formidável creme para manteiga. A manteiga eu levarei ao mercado, e com o dinheiro comprarei uma porção de ovos para chocar. E como serão graciosos todos os pintinhos ao nascerem. Até já posso vê-los correndo e ciscando pelo terreiro. Quando o dia primeiro de maio chegar, eu venderei todos e com o dinheiro comprarei um adorável e belo vestido novo. Com ele, quando for ao mercado, decerto serei o centro das atenções. Todos os rapazes olharão para mim. Eles então virão e tentarão flertar comigo, mas eu imediatamente mandarei todos cuidarem de suas vidas!”
Enquanto ela pensava em como seria sua nova vida a partir daqueles desejados acontecimentos, desdenhosamente jogou para trás a cabeça, e sem querer deixou cair no chão o balde com o leite.
Todo leite foi derramado e absorvido pela terra, e com ele, se desfez a manteiga, e os ovos, e os pintinhos, e o vestido novo, e todo orgulho cuja ilusão já transformara em realidade...
Moral da história: Sábio é aquele que planeja com um olho aberto no objetivo e outro nos imprevistos..
Esta fábula esta no livro Dinheiro caro, filosofia barata: http://oineditoviavel.com.br/loja/detalhes/financas-pessoais-dinheiro-caro-filosofia-barata/45/produto
Sonhos, objetivos e imprevistos
É fundamental sonharmos e então desdobrar esses sonhos em claros objetivos de vida.
Uma casa pra morar, um veículo para te transportar, uma viagem para sempre se lembrar, enfim, aquilo que faz sentido para você e te motiva a agir.
Tão importante como ter objetivos (e agir para alcançá-los), é pensar que no meio da jornada, coisas inesperadas poderão acontecer. Assim, é fundamental estarmos preparados para os imprevistos.
Numa linguagem financeira: sonhe, crie objetivos para alcançar o sonho, trabalhe, gere renda, gaste menos do que ganha, faça um fundo para as emergências, faça investimentos para multiplicar o seu capital e alcance a quantidade de dinheiro que seja suficiente para tornar seus sonhos uma realidade.
É menos romântico que a fábula, porém bem mais provável de se tornar uma realidade.