Blog do Inédito

Tecnologia e o futuro do trabalho, DISRUPT a palavra da moda
17/Ago/16autor: Emerson Dias
Tecnologia e o futuro do trabalho, DISRUPT a palavra da moda

Para onde vão os empregos neste mundo de novas tecnologias?

A tecnologia tem modificado drasticamente o mercado de trabalho. Segundo relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial, a economia mundial sentirá os efeitos da chamada “Quarta Revolução Industrial”, que promete ser muito mais rápida, abrangente e impactante que as anteriores. São muitas as novidades: computação em nuvem, Internet das Coisas, Big Data, robótica, inteligência artificial, impressão em 3D, biotecnologia...

 O Fórum projeta que, até 2020, essas tecnologias vão eliminar 5,1 milhões de vagas em 15 países e regiões que respondem por dois terços da força mundial de trabalho, incluindo o Brasil. Muitos estudos sugerem que, historicamente, a inovação cria mais empregos do que destrói, já que as ocupações extintas são substituídas por outras, ligadas a novos mercados, lembro-me de ter lido Joseph Schumpeter na faculdade e seu conceito de destruição criativa. No entanto, como os avanços atuais ocorrem num ritmo sem precedentes, a transição pode ser mais traumática.

 Concorrência das máquinas

 Uma pesquisa realizada na Universidade Oxford, no Reino Unido, analisou 702 ocupações e estimaram suas chances de automatização nos próximos 20 anos. O estudo considerou as demandas específicas de cada profissão, tais como exigência por soluções criativas, interações sociais e negociações, que são, pelo menos por enquanto, os pontos fracos das máquinas. A seguir, veja quais são as carreiras mais ameaçadas a curto ou médio prazo em áreas como engenharia, direito, educação e TI.

Probabilidade de robotização em 20 anos 

Direito: Assistente paralegal 94,5% - Escrivão 50,2% - Auxiliar jurídico 40,9% - Juiz 40,1%

Administração e finanças: Contador na área de impostos 98,7% - Assistente de empréstimos 98,4% - Analista de crédito 97,9% - Analista de orçamento 93,8%

Educação e informação: Arquivista 75,9% - Bibliotecário 64,9% - Assistente de professor 55,7% - Professor de ensino fundamental 17,4%

Matemática e computação: Programador de computadores 48,1% - Estatístico 21,8% - Atuário 20,6% - Analista de segurança da informação 20,6%

Arquitetura e engenharia: Cartógrafo 87,9% - Desenhista de eletroeletrônicos 80,8% - Desenhista de arquitetura 52,3% - Engenheiro de hardware 22,5%

Profissões extintas

Relembre algumas profissões que já existiram ou que, hoje em dia, diminuíram sua fatia no mercado:

Datilógrafos. Profissionais muito comuns em todas as empresas até a segunda metade do século XX, foram extintos após o aparecimento do computador e substituídos, inicialmente pelos digitadores, e depois por secretárias de escritório e programadores de informática, hoje em dia cada digita o seu próprio trabalho, ou faz o mais comum, copiar e colar apenas.

Carteiros e operadores de serviços postais. Ainda muito presentes nas ruas do Brasil, a tendência é que todos os profissionais que lidam com a separação e distribuição de correspondências evoluam para outro tipo de profissão, já que existe a expectativa de que grande parte das contas bancárias e de serviços públicos passe a ser informatizada. Dessa forma, o serviço postal vai se concentrar mais no intercâmbio de correspondências físicas e na entrega de encomendas em domicílio, na maioria das vezes por causa de compras online, que ameaçam cada vez mais as lojas físicas do varejo, e junto os administradores dos estacionamentos, e outros que se não precisarmos sai de casa não usaremos mais.

Arquivistas. Atualmente, a organização e controle adequado de documentos, processos, cadastros, contas, fichas, entre outros tipos de arquivos é feita pelos próprios responsáveis pelo manuseio desses itens ou por profissionais, como a secretárias, assistentes, e não mais arquivistas. Com a digitalização dos documentos impressos e a formatação de documentos diretamente em meio digital, tal coordenação fica muito mais fácil e prática.

Cobrador de ônibus. São encarregados de fazer as cobranças de tarifas nos ônibus, além de dar aos passageiros informações sobre o trajeto. Em algumas linhas, em especial com os micro-ônibus, o motorista já acumula as duas funções.

Caixa de estacionamento. Para dar agilidade ao atendimento e evitar as longas filas, shoppings já investiram em catracas eletrônicas automatizadas, tem o aparelho colocado no vidro do carro que uma vez reconhecido libera o acesso e já debita na fatura, tem aplicativos para smartphones ou caixas eletrônicos para a realização do pagamento.

Frentista de posto de gasolina. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o abastecimento do veículo é feito pelo próprio dono do carro. No Brasil, a lei Nº 9.956/2000 proíbe o funcionamento de bombas de autosserviço nos postos de abastecimento de combustíveis, claro, por lobby dos sindicatos.

 Ascensoristas de elevador, alguém se lembra que existiram?

Para um contraponto: Temos os médicos, quem fez o juramento de Hipócrates existe formalmente e presta seus serviços e acredito continuarão prestando enquanto existir vida humana, mas pergunte a eles o quanto o seu trabalho foi impactado pela tecnologia nos últimos tempos, diagnóstico por imagem, uso de laser, cirurgias menos invasivas com uso de alta tecnologia, etc.

 Novas competências

A extinção e o surgimento de novas carreiras têm levado os jovens a refletirem bastante na hora em que vão escolher suas profissões. Por conta das alterações do mercado e das demandas que cada profissão institui a cada período histórico, os profissionais devem estar sempre buscando conhecimentos novos e se atualizando, de modo a ficarem bastante antenados com as notícias de sua especialidade ou área de formação.

O mercado de trabalho atual exige algumas características comportamentais importantes para que os profissionais possam se adaptar à nova realidade. Dentre elas, podemos citar: conhecimento do negócio, flexibilidade para lidar com mudanças, saber trabalhar em equipe e principalmente ter disposição para aprender e se reciclar de forma muito rápida.

Também é necessário ter uma visão geral de tudo que o cerca. Ou seja, ter noções de administração, economia, recursos humanos, comunicação, finanças e todas as áreas ligadas direta ou indiretamente ao negócio. Além disso, como a tecnologia é peça fundamental nos dias atuais, é preciso buscar estar sempre inteirado a ela. Todas essas mudanças devem ser absorvidas por todos que almejam obter sucesso no novo cenário.

Quem diria 15 anos atrás que telefones iriam competir e tomar o mercado das máquinas fotográficas?

Que grandes emissoras de TV sofreriam com a concorrência de sites que transmitem vídeos feitos pelos próprios indivíduos e com redes sociais?

Equipamentos que eram fabricados por empresas que não competiam no mesmo mercado, se tornaram concorrentes diretos, os mercados se fundiram, hoje a concorrência está em todo lugar para as empresas, o mesmo vale para as profissões, a sua pode estar sendo ameaçada neste instante, por alguém que você nem esteja vendo, o que você não vê, não quer dizer que não exista!

Bem-vindo, não mais a era de mudança, mas a mudança de era,  talvez Darwin já sabia de tudo isso lá atrás quando disse que as espécies vivas que sobrevivem não são as mais fortes nem as mais inteligentes; são aquelas que conseguem se adaptar e se ajustar às contínuas demandas e desafios do meio ambiente.

Resumindo: estamos aqui falando de CRISE, crise do emprego, mas o que seria isso? Bom, minha definição crise é; momento que precede a evolução.

Então é algo bom? Pois evolução é sempre bom! Será?

Evolução: movimento ou deslocamento gradual e progressivo em determinada direção.

Direção, pode ser para cima ou para baixo, para o bem ou para o mal, em que direção estamos indo? Não sei, mas deixo uma pergunta a você leitor, e a pergunta é: seja para qual for a direção você está preparado?

Este texto é base para a palestra: Naturalização da adversidade, reflexões sobre carreira no mundo disruptivo.

CONTRATE AGORA: http://oineditoviavel.com.br/loja/detalhes/naturalizacao-da-adversidade-reflexoes-sobre-carreira/47/produto

Últimas Postagens

  • test
    26 de agosto é celebrado o Dia da Declaração dos Direitos do Homem (ser humano) e do Cidadão (cidadania)

    Nesta data se comemora a aprovação, em 1789, do documento que representa um marco para a democracia tal como a conhecemos hoje. No período inicial da Revoluç

    Leia Mais...
  • test
    O que é uma liderança transformacional?

    A liderança transformacional ocorre quando uma ou mais pessoas se envolvem com os outros de tal forma que líderes e seguidores se elevem uns aos outros para níveis mais altos d

    Leia Mais...
  • test
    A ética e o auxílio emergencial

    “A ética é um valor fundamental, que deve ser cultivado não apenas nas decisões da instituição, mas também dos seus colaboradores.”

    Leia Mais...
  • test
    Eu sinto na pele em que habito

    No dia 13 de agosto de 2020, promovemos na 

    Leia Mais...
  • test
    Dicas para o seu home office em tempos de Coronavírus

    Quais são as dicas básicas para fazer uma temporada de home office nestes tempos da crise do COVID19? Eu e meu parceiro David Kallás escrevemos um texto sobre isso para

    Leia Mais...