Blog do Inédito

Comece o ano REALIZANDO seus Inéditos!
02/Jan/16autor: Emerson Dias
Comece o ano REALIZANDO seus Inéditos!

O fim de um ciclo e o início de um novo ano sempre são acompanhados por promessas de mudanças. De acordo com o coach Emerson Weslei Dias, a troca de ano é uma ótima oportunidade para fazer um “balanço” e pensar sobre novas possibilidades na vida pessoal e profissional. “Coloque numa folha de papel tudo que deu certo e o que não deu certo neste ano. Para cada item identifique a razão: aquilo que não foi possível realizar elenque como prioridade para o próximo ano e aquilo que já conquistou continue comemorando e coloque em destaque numa outra folha. Lembre-se de sempre ver essa folha ao longo do ano, ela te dará forças para enfrentar as dificuldades enquanto estiver executando o que se comprometeu para o próximo período”, afirma.  

Uma boa maneira de se organizar para que os sonhos se tornem realidade é colocar em prática o ciclo PDCA, um método de gestão utilizado para controle e melhoria de processos, que teve origem em 1620, com Francis Bacon. A metodologia é muito usada no planejamento estratégico de empresas, mas também pode ser adaptada à nossa realidade particular. Dividido em quatro fases, cada uma delas é representada por uma das letras: Plan-Do-Check-Act, ou seja, Planejar-Fazer-Verificar-Agir.

P = Planejar

“Esse é o momento mais importante, pois é onde se define a meta desejada e como alcançá-la”, explica Dias. O ciclo começa com o planejamento, estabeleça os seus objetivos e um plano de ação, os caminhos que você deve trilhar e o que você vai precisar para chegar lá como por exemplo: ferramentas, conhecimento, contatos, etc.

D = Fazer

De acordo com o especialista, é nessa fase em que tudo o que foi planejado deve se tornar real. “É a hora de colocar o plano em prática, ou seja, executar as ações necessárias que você estabeleceu para alcançar suas metas”, diz. Acima de tudo, é necessário ter muita disciplina, pois o sucesso dessa etapa depende muito de suas atitudes.

C = Verificar

Na terceira etapa é hora de avaliar o alcance da meta e a execução das ações propostas. Esse processo é essencial para o acompanhamento e a avaliação do ciclo. “É preciso ser crítico e analisar se o que você planejou está sendo executado e se o que está sendo executado está trazendo os resultados que você esperava. Em outras palavras, você vai ter que avaliar se o seu caminho está correto e se suas metas estão mais próximas”, ressalta.

A = Agir (Corrigir)

Aqui é preciso se basear no resultado que foi verificado na etapa anterior. Se você encontrou falhas é agora a hora de agir criando ações corretivas, cobrindo as eventuais falhas que o seu processo de execução possui. Tome uma ação e pense que tipo deve ser aplicada: corretiva (se houve problema), preventiva (se poderia ter havido algum problema) ou padrão (se ocorreu tudo bem). Feito isso, inicie novamente o ciclo. “É assim que se consegue a melhoria continua que vai ajudar na implantação do seu ano novo, vida nova”, enfatiza Dias.

Para ilustrar a aplicação do ciclo PDCA, o coach dá como exemplo alguém que deseja emagrecer. Após a definição do objetivo, parte-se para o planejamento: qual será a meta de peso, qual o tipo de regime adotado, a carga de atividades físicas e sua frequência, academia escolhida, personal trainer, horários, dias... Segundo Dias, devemos sempre lembrar que “as metas são estabelecidas para estreitar a distância entre o real e o ideal”.

Quando temos o plano definido, então, partimos para a fase de execução. Já na terceira fase é quando temos que analisar se os indicadores que definimos estão acontecendo. Nesse momento algumas perguntas podem ser feitas:  A meta de emagrecer determinada quantidade de quilos por mês está sendo alcançada? O cronograma de atividades físicas está sendo cumprido? A dieta está sendo seguida?

O coach explica que os resultados colhidos da avaliação da fase “C” são os que levamos para a fase “A”. “É nesse momento que muitos falham, porque, na fase “A”, temos que enfrentar a verdade dos fatos. Se estamos seguindo bem a ação de “A”, devemos seguir adiante como estamos ou replanejar tudo para uma meta mais agressiva. Caso contrário, se não estamos indo bem, precisamos voltar à fase “P” e rever os planos. Ou, se os planos estão corretos, devemos identificar o motivo pelo qual os indicadores apontam problemas – muito provavelmente porque a execução da ação “D” não está acontecendo da forma planejada”, diz.

Além disso, ele ressalta a importância de colocar os planos em prática. “Não adianta conhecer todos os tipos de regimes, dietas e atividades físicas se você não os põe em prática. Se quer emagrecer, não adianta querer que outros façam exercícios ou dietas, é você mesmo quem tem que fazê-los”. Afinal, ninguém pode fazer a sua parte por você. E aí, pronto para um ano novo cheio de realizações?

Escute o quadro Momento o Inédito Viável sobre este tema  pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=hxQQaWZJoW4

Entrevista feita por: Isabella Abreu

Últimas Postagens

  • test
    26 de agosto é celebrado o Dia da Declaração dos Direitos do Homem (ser humano) e do Cidadão (cidadania)

    Nesta data se comemora a aprovação, em 1789, do documento que representa um marco para a democracia tal como a conhecemos hoje. No período inicial da Revoluç

    Leia Mais...
  • test
    O que é uma liderança transformacional?

    A liderança transformacional ocorre quando uma ou mais pessoas se envolvem com os outros de tal forma que líderes e seguidores se elevem uns aos outros para níveis mais altos d

    Leia Mais...
  • test
    A ética e o auxílio emergencial

    “A ética é um valor fundamental, que deve ser cultivado não apenas nas decisões da instituição, mas também dos seus colaboradores.”

    Leia Mais...
  • test
    Eu sinto na pele em que habito

    No dia 13 de agosto de 2020, promovemos na 

    Leia Mais...
  • test
    Dicas para o seu home office em tempos de Coronavírus

    Quais são as dicas básicas para fazer uma temporada de home office nestes tempos da crise do COVID19? Eu e meu parceiro David Kallás escrevemos um texto sobre isso para

    Leia Mais...