Blog do Inédito

Cadê aquela hora que estava aqui?
03/Jun/16autor: Emerson Dias
Cadê aquela hora que estava aqui?

Em tempos como o atual, cheio de incertezas e volatilidades, é comum ouvir queixas de pessoas culpando fatores externos por suas frustrações e por seus fracassos. A vida é cheia de variáveis - algumas controlamos, outras não. Não temos controle sobre a crise econômica e política, a alta do dólar, a concorrência, o mercado... Por isso, não desperdice o seu tempo, tão precioso, com isso. Invista sua energia naquilo que você controla. Que tal começar melhorando sua própria produtividade?

O excesso diário de informações através de whatsapp, blogs, redes sociais, a avalanche de e-mails e a pressão por realizar demandas profissionais têm um efeito muito nocivo à concentração, prejudicando diretamente nossa capacidade de alcançar metas.

O desafio é fazer mais com menos e entregar as tarefas dentro do prazo. Ainda que o dia tenha 24 horas para todo mundo, algumas pessoas conseguem fazer o tempo render mais do que outras. Com organização e atitudes simples, é possível trabalhar de maneira mais inteligente.  E para isso não é necessário um aplicativo, uma ferramenta, claro, se você se sente confortável com esse tipo de tecnologia, vá em frente, mas tenho comigo que “disciplina é liberdade” como cantou Renato Russo na canção Há Tempos, e para mim é muito mais uma questão de hábito, foco do que falta de ferramenta. Confira algumas dicas que podem ajudar na busca pela alta performance e desempenho na gestão do seu tempo:

Programe suas atividades. Ter controle de tudo o que precisa ser feito é o primeiro passo. Assim, é possível saber quanto tempo será necessário para realizar cada tarefa e entregá-la sem atrasos. Depois de concluir o trabalho, é hora de organizar o próximo dia. Dessa forma, você garante que a jornada seguinte seja produtiva.

Faça uma coisa de cada vez. Estudos mostram que desempenhar várias funções é menos produtivo que realizar uma por vez. Isso acontece porque quem é bombardeado por várias fontes de informação não presta atenção no que está fazendo e tem mais dificuldades de memorização. Além disso, o cérebro não consegue executar duas tarefas com excelência ao mesmo tempo. Ser produtivo não é fazer muitas coisas, é fazer as coisas que tem que que ser feitas e para isso é necessário priorizar, e priorizar depende de ter objetivos claros antes de qualquer iniciativa.

Evite a procrastinação. É uma lida nos e-mails pessoais, um café rápido, uma “espiadinha” no Facebook... O ato de adiar as coisas, ter demora em fazer o que é preciso e ficar enrolando é o maior inimigo da produtividade. Por isso, tenha foco no que precisa ser feito e deixe o celular e as redes sociais de lado, se for o caso desligue!

O Professor Vicente Falconi diz que “somos procrastinadores por natureza”.

Defina metas. Coloque prazos para terminar suas atividades e trabalhe ininterruptamente até atingir sua meta. Por exemplo, se precisar escrever um relatório, determine que ele precisa ser feito até um determinado horário e dedique-se a isso até que esteja pronto, fracione o tempo, não reserve uma hora, reserve 52 minutos por exemplo, você fará o que tiver que ser feito no tempo que foi dado.

Planeje seu descanso. Diferente do que muitos imaginam, ser produtivo não significa alguém que leva trabalho pra casa ou faz as refeições enquanto realiza as atividades. Atitudes como essas acabam por fazer justamente o contrário, além de trazer até mesmo problemas de saúde. O descanso é fundamental para esvaziar a mente e recarregar a energia. Assim, quando voltar, produzirá mais e melhor. Dormir também é um ato de produtividade, tem a ver com objetivos claros para sua saúde.

Cultive bons hobbies. Fazer atividades que trazem prazer e relaxamento também pode ajudar no trabalho. Ler, praticar esportes e assistir filmes são alguns exemplos de práticas que contribuem para se revigorar, esquecer dos problemas e manter o cérebro funcionando, além de aumentar sua criatividade, e pessoas criativas resolvem problemas, o que com certeza economiza tempo, agora, se você não tem tempo como vai se dedicar aos hobbies?

Lembre-se sempre: O tempo é o maior ativo do ser humano, você usa o seu tempo para por exemplo ganhar dinheiro, e se você não rasga dinheiro, porque desperdiça o seu tempo que é mais valioso?

Conheça o programa de produtividade pessoal e nunca mais vai dizer por aí que não tem tempo: http://oineditoviavel.com.br/loja/detalhes/produtividade-pessoal-exclusivo/36/produto

Últimas Postagens

  • test
    26 de agosto é celebrado o Dia da Declaração dos Direitos do Homem (ser humano) e do Cidadão (cidadania)

    Nesta data se comemora a aprovação, em 1789, do documento que representa um marco para a democracia tal como a conhecemos hoje. No período inicial da Revoluç

    Leia Mais...
  • test
    O que é uma liderança transformacional?

    A liderança transformacional ocorre quando uma ou mais pessoas se envolvem com os outros de tal forma que líderes e seguidores se elevem uns aos outros para níveis mais altos d

    Leia Mais...
  • test
    A ética e o auxílio emergencial

    “A ética é um valor fundamental, que deve ser cultivado não apenas nas decisões da instituição, mas também dos seus colaboradores.”

    Leia Mais...
  • test
    Eu sinto na pele em que habito

    No dia 13 de agosto de 2020, promovemos na 

    Leia Mais...
  • test
    Dicas para o seu home office em tempos de Coronavírus

    Quais são as dicas básicas para fazer uma temporada de home office nestes tempos da crise do COVID19? Eu e meu parceiro David Kallás escrevemos um texto sobre isso para

    Leia Mais...